Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL ENCANTA ALUNOS DA ESCOLA EMÍLIA RAMOS DURANTE CONCERTO DIDÁTICO

Os alunos do 1º ao 3º do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Emília Ramos, no bairro de Cidade Nova tiveram uma manhã diferente no dia de hoje. Cerca 325 crianças participaram do 1º Concerto Didático da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, promovido pela Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUCARTE).

Durante o evento, que contou com a presença do presidente da FUCARTE, professor e músico, Roberto Lima, na oportunidade representando a prefeita Micarla de Souza, os músicos apresentaram cada um dos instrumentos que compõem a banda, divisão, composição, função e os sons extraídos deles.

A diretora da Escola, professora Regina Maria da Silva Dantas saudou os presentes e falou da importância da iniciativa da FUCARTE. “É muito bom tê-los aqui, é um momento muito importante para essa nossa platéia, uma comunidade que é tão carente de eventos como esse, com boa música. Parabéns pela iniciativa”, afirmou Regina Dantas.

Interpretando canções infantis, cantigas de roda, clássicos como o “Tema da Vitória”, e composições de Michel Jackson, a banda prendeu a atenção das crianças durante todo o tempo. O concerto foi contagiante para as amigas Fernanda Andriele e Irlem Basílio de Souza, ambas com 9 anos, e alunas da 3ª série.

Fernanda afirmou que gostou muito, “nunca tinha ouvido músicas diferentes, foi muito bom conhecer os instrumentos. E gostei mesmo da música da Pantera Cor de Rosa”, afirmou com os olhos brilhantes.

Irlem de Souza também gostou “nunca tinha participado de um concerto como esse, gostei de todas as músicas, foi muito bom”, lembrou entusiasmada. Outra que curtiu muito a apresentação foi a Rayelly da Silva Medeiros, 8 anos, também aluna da 3ª série. “Achei muito legal, bom para aprender sobre os instrumentos”.

O projeto do Concerto Didático acontecerá toda última quarta-feira do mês, em uma escola da rede municipal, em cada uma das regiões da cidade, e tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pela música. Durante as apresentações os alunos conhecerão um pouco de cada um dos instrumentos que compõe a banda.

Fundada no ano de 1982, a banda tem como finalidade apresentar concertos educativos, oficiais e populares, divulgando a música erudita e popular de todos os povos. A Banda Sinfônica da Cidade do Natal tem como maestro o professor José Roberto Silva, natural de Natal, é Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba, foi músico fundador da Orquestra Filarmônica Norte Nordeste, participou de cursos de regência e composição com os maestros Eleazar de Carvalho, Ailton Escobar, Isaac Karabichevisk, Marlos Nobre, dentre outros.


BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL REALIZA 1º CONCERTO DIDÁTICO

A Prefeitura Municipal do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUCARTE), realiza nesta quarta (30), o 1º Concerto Didático com a Banda Sinfônica da Cidade do Natal. O evento tem início às 9 horas, na Escola Municipal Professora Emília Ramos, no bairro de Cidade Nova.


O projeto do Concerto Didático acontecerá toda última quarta-feira de cada mês, em uma escola da rede municipal, e tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pela música. Durante as apresentações os alunos conhecerão um pouco de cada um dos instrumentos que compõe a banda.


Fundada no ano de 1982, a banda tem como finalidade apresentar concertos educativos, oficiais e populares, divulgando a música erudita e popular de todos os povos. A Banda Sinfônica da Cidade do Natal tem como maestro o professor José Roberto Silva, natural de Natal, é Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba, foi músico fundador da Orquestra Filarmônica Norte Nordeste, participou de cursos de regência e composição com os maestros Eleazar de Carvalho, Ailton Escobar, Isaac Karabichevisk, Marlos Nobre, dentre outros.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DISCUTE ELABORAÇÃO DO EDITAL DO FIC


Na próxima segunda-feira, 4 de abril, o Conselho Municipal de Cultura se reunirá extraordinariamente para discutir e elaborar o novo edital do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC), que irá definir os critérios para aprovação dos projetos que serão financiados pelo FIC em 2011.


O FIC foi criado pela Lei 4.838 de 9 de julho de 1997, mas só foi regulamentado em maio de 2009. O Fundo tem como objetivo fomentar a produção de bens culturais públicos ou a viabilização de projetos culturais de interesses coletivos no âmbito municipal. Em 2010 o recurso foi no valor de R$ 200 mil e beneficiou dezessete grupos.


Este ano será destinado R$ 420 mil para financiamento de projetos nas áreas de áudio visual, música, artes plásticas, circo, teatro, dança, cinema, literatura, cultura popular, novas linguagens e afins. A classe artística pode participar da elaboração do novo edital enviando sugestões através do email: cmcdenatal@hotmail.com, até o próximo dia 1º de abril (sexta-feira).


O Conselho Municipal de Cultura que é presidido pelo presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUCARTE), Roberto Lima, é composto por mais 10 membros, sendo cinco eleitos pela classe artística, e outros cinco indicados pela Prefeitura Municipal do Natal.


As discussões visando à realização da Quarta Conferência Municipal de Cultura, prevista para acontecer no próximo mês de maio, já foram iniciadas pelos membros do conselho.

FUNCARTE REALIZA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO ENSAIO ABERTO DO ANO


A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) realiza nesta quinta-feira (31), às 18 horas, a primeira edição do Ensaio Aberto da Escola de Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta. Nesta edição a Companhia de Balé da Cidade do Natal irá mostrar a coreografia Improvisação, o bailarino Leandro Almeida fará duas apresentações um solo livre e um solo corsário. Além disso, haverá apresentações do Corpo de Baile Adulto e do Corpo de Baile Mirim.


O projeto tem a proposta, através dos ensaios abertos ao publico, apresentar a comunidade as produções coreográficas produzidas durante as aulas, possibilitando aos bailarinos um contato mais próximo do público. As apresentações acontecem sempre na última quinta-feira do mês.


O ensaio é aberto ao público e as vagas são limitadas. A entrada é com a doação de 1 kg de alimento não perecível ou material de higiene, que serão revertidos para os alunos de Técnica Masculina. As apresentações terão início a partir das 18h, na sala de espetáculo da escola de balé, localizada na Funcarte, na Av. Câmara Cascudo – 434- Centro.




ENSAIO ABERTO


Dia: 31 de abril


Local: Funcarte (Sala de espetáculo da escola de balé)


Hora: 18h


GALERIA NEWTON NAVARRO ABRE NESTE DOMINGO

A exposição “Origens Nordeste Brasil” será uma das atrações da segunda edição do Circuito Cultural Ribeira

A Galeria Newton Navarro, vinculada a Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), abrirá excepcionalmente neste domingo (3). O visitante que ainda não teve a oportunidade de conhecer terá a possibilidade de ver a exposição “Origens Nordeste do Brasil”, da artista Ana Selma. O espaço criado pela artista é todo interativo e possibilita ao público à visualização de personagens da vida nordestina, que foram recriados em 80 peças feita com a reutilização do papel. Além disso, o público tem a oportunidade de criar sua própria obra pintando máscaras.

“Origens Nordeste Brasil” ficará aberta das 9 às 17 horas deste domingo e será mais um dos atrativos do bairro da Ribeira que também receberá mais uma edição do Circuito Cultural Ribeira. A festa comemorativa marca os 10 anos de dois importantes espaços de divulgação da cultura na cidade. A primeira edição do circuito aconteceu na terça de carnaval e reuniu cerca de 4 mil pessoas na Rua Frei Miguelinho, onde foi montada uma programação especial para comemorar os 10 anos da Casa da Ribeira e do DoSol.

Muita música, apresentações de dança, poesia e artes plásticas irão movimentar o centro histórico. A exposição é parte integrante do projeto “Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas” que visa o reaproveitamento e a reciclagem de papel transformando em peças de arte. Projeto este aprovado pelo Programa Djalma Maranhão, lei municipal de incentivo a cultura através dos impostos ISS e IPTU. As visitações seguem até o dia 15 de abril de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. A galeria está localizada na sede da Funcarte na Av. Câmara Cascudo – 434 – Centro. Exposição Origens Nordeste Brasil Visitações: Até 15 de abril Horário: de segunda a sexta das 9 às 17 horas (Aberta excepcionalmente no próximo domingo 3 de abril no mesmo horário) Entrada Gratuita