Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2011

LIVRO SOBRE O BALLET MUNICIPAL DO NATAL SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA


Na próxima sexta-feira (13) a partir das 18 horas, será lançado o livro Arquivos de Dança da Cidade, que conta a trajetória do Ballet Municipal do Natal, de autoria da bailarina Fátima Sena. A publicação da obra conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal, por meio do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) e do apoio Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). O lançamento acontece na Galeria Newton Navarro.



Arquivos de Dança da Cidade apresenta uma narrativa sobre a história da dança no natal, além de entrevistas com os primeiros professores, bailarinos. Destaca também os repertórios dançados na primeira década de existência.



A obra, resultado da monografia de conclusão do curso da bailarina, tem como objeto de estudo a Escola de Ballet Municipal do Natal. Num recorte temporal, de 1974 a 1984, a autora teve como base uma pesquisa histórica sobre a dança na cidade, realizada através de fontes documentais e historia oral. Possibilitando ao leitor compreende a relação da dança e da Escola Municipal de Ballet e sua ação pedagógica, com foco no contexto social, político e cultural da época.



O Ballet Municipal de Natal, que completa 37 anos de fundação, atende um público expressivo da cidade que tem na instituição uma possibilidade de formação em dança.



A escola do Ballet Municipal do Natal foi fundada em 1974. A aula inaugural aconteceu no Teatro Sandoval Wanderley, em março do ano 1974. Nesta ocasião o professor Paulo de Tarso Correia de Melo realizou uma palestra tendo como tema “A importância da dança na educação”.



Hoje a Escola Municipal de Ballet Profº Roosevelt Pimenta que passou a ser chamado assim em homenagem ao seu fundador, o bailarino e professor Roosevelt Pimenta, está localizada na sede da Funcarte. A Escola divide-se em três seguimentos, o Corpo de Baile Mirim, o Corpo de Baile e o Balé da Cidade, e atende a mais de 300 alunos que estão divididos em seus níveis.







SOBRE FÁTIMA SENA



Professora e coreógrafa da Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta desde 1981. Participou como bailarina no corpo de baile da escola, no ano da sua formação em 1974 até o ano de 2002. No ano de 1990 foi convidada a ser Maitre do Corpo de Baile. Assumiu a Direção Artística do Ballet da Cidade do Natal, no ano de 2002 a 2003, ano em que sua criação foi legalizada. Professora e coreógrafa da escola de dança EDTAN. Concluiu o curso de Artes Cênicas (licenciatura Plena). No ano de 1985 reingressou em Educação Física concluindo em 2008. Atualmente Diretora Artística do Grupo Parafolclore da UFRN, e chefe do Núcleo de Dança da Fundação Cultural Capitania das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário