Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ENCONTRO DE ESCRETORES DE LÍNGUA PORTUGUESA É ETERNIZADO EM LIVRO

O 1º Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) foi realizado de 28 a 30 de abril no Teatro Alberto Maranhão (TAM) e movimentou toda cena cultural da cidade, trazendo grandes nomes da literatura da África, Ásia, Europa e estrelas da literatura brasileira, como João Ubaldo Ribeiro. Quem esteve presente, ou mesmo quem não pôde comparecer ao evento, agora terá a chance de conhecer e guardar o conteúdo das discussões e palestras realizadas durante os três dias. Na noite desta segunda-feira (23), a Prefeitura do Natal lançou os anais do 1º EELP.

Com o título “Lusofonia – pela união da língua portuguesa – Anais do I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal”, o documento foi lançado na Galeria Newton Navarro, da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), em uma solenidade dentro da II Semana de Expressões Populares, que prossegue até o dia 29 deste mês “Conseguimos realizar em tempo real o EELP, evento que foi um marco para nossa cidade Natal, com a reunião de grandes escritores da língua portuguesa, onde mostramos que a capital potiguar tem mais do que belas praias, mas um grande patrimônio cultural, com renomados escritores como Jorge Fernandes, Nísia Floresta, Câmara Cascudo, que foram muito bem lembrados durante o encontro, que agora são eternizamos nestes anais”, destacou o presidente da Funcarte, Rodrigues Neto.

Durante o lançamento, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregou o primeiro exemplar dos anais do EELP a presidente do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, Ana Maria Cascudo. “Através do convite que recebemos para fazer parte da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), tivemos várias portas abertas como a realização das semanas de Natal em Lisboa e Lisboa em Natal, que nos oportunizou, entre outras coisas, o aumento para cinco de vôos semanais da TAP de Portugal para nossa cidade”, lembrou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que todos estes eventos serviram também para mostrar que a capital potiguar não é feita apenas de sol e mar, mas também que tem um grande potencial cultural. “É tanto que conseguimos organizar com toda qualidade o EELP, estreitando mais ainda a relação que passamos a ter como cidades irmãs Natal e Portugal e avançamos mais ainda porque o Encontro de Escritores nos aproximou também das cidades africanas que falam língua portuguesa, que além do governo português, já se comprometeram em contribuir para realização do próximo EELP em 2011”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

Além de tudo isso, a líder da administração municipal de Natal disse que tanto o encontro como seus anais contribuem para que os povos que têm o português como língua mãe se olhem e se tratem como irmãos, de forma igualitária, unindo ainda mais a todos através da cultura.

Durante o lançamento, a Banda Sinfônica da Cidade do Natal apresentou músicas de seu repertório e a bailarina Jarliane de Souza, apresentou um espetáculo de dança para o público.

EELP
O EELP foi promovido pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e a Prefeitura Municipal do Natal, que teve o apoio da UFRN, UnP e da LisNatal.

Fonte: Secom


















Nenhum comentário:

Postar um comentário