Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

INAUGURADO SÉTIMO TELECENTRO DE NATAL NA FUNCARTE










O sétimo Telecentro Comunitário da cidade do Natal foi inaugurado no início da noite desta quinta-feira (12) e funcionará em uma sala anexa à Biblioteca Municipal Professor Esmeraldino Siqueira, localizada dentro do prédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), onde ocorreu a solenidade de inauguração.

Na ocasião também foram entregues novas caixas de som amplificadas para Banda Sinfônica da Cidade do Natal, que possibilitarão, segundo o maestro da banda, José Roberto Silva, uma melhor sonoridade dos instrumentos elétricos, como guitarra, teclado, baixos.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou do evento e destacou os benefícios que o novo telecentro trará para as comunidades adjacentes como o Passo da Pátria. “Nas seis unidades anteriores, já conseguimos cadastrar três mil pessoas. Destas, 70% não tinham noções de como utilizar um computador. Não podemos mais permitir nos dias de hoje o analfabetismo em qualquer esfera, seja na escrita ou na informática. E estes centros dão uma grande contribuição nesta área educativa”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Os atuais sete telecentros da cidade do Natal são administrados por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). “Estas unidades promovem de forma ágil e dinâmica, a inclusão social em nossa sociedade, principalmente nas camadas da população que têm pouco ou nenhum conhecimento em informática”, ressaltou o titular da Semtas, Alcedo Borges. A previsão é que neste telecentro instalado na Funcarte, haja uma média diária de até 90 acessos à Internet em banda larga.

A chefe do executivo municipal natalense, disse ainda que até o próximo mês de dezembro deste ano serão montados na capital potiguar dez telecentros e outros dez a partir de janeiro de 2011. “Estas unidades implantadas são uma forma, principalmente para juventude, de melhorar suas perspectivas de vida”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

Segundo o presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, este telecentro é fundamental para esta área da cidade. “Também estamos entregando à cidade a nova Biblioteca Municipal Esmeraldino Siqueira, que receberá um grande acervo de livros da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro”, informou o presidente da Funcarte.

CanalCom a abertura dos telecentros, a população passa a ter, de forma gratuita, um canal para aprender noções de informática, acessar a Internet, fazer pesquisas. Estas unidades são serviços oferecidos pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Prefeitura do Natal, que desenvolve o projeto desde janeiro deste ano.

As pessoas também serão beneficiadas com cursos gratuitos na área da informática, como o ABC da Informática, que está com inscrições abertas para a unidade da Funcarte. São 80 vagas, com aulas pela manhã e à tarde durante dois meses.

Para a unidade da Funcarte foram doados pelo Ministério das Comunicações um kit com dez computadores, um servidor, 11estabilizadores, roteador wireless, impressora a laser, projetor multimídia, 21 cadeiras, uma mesa de professor, um armário, 11 mesas para computador, um ponto de presença do Gesac, a Internet em banda larga do Governo Federal e câmera de monitoramento remoto. Trabalharão neste telecentro, um coordenador, dois monitores e uma recepcionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário