Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DIA DO ARTISTA PLÁSTICO SERÁ COMEMORADO PELA FUNCARTE


O dia 8 de maio é dedicado ao artista plástico. A Fundação Cultural Capitania das Artes está programando uma semana de atividades para comemorar a data. A princípio, o Núcleo de Artes Visuais da instituição está convocando todos os artistas visuais para participarem da programação, que incluí exposições em vários pontos da cidade. As obras devem está disponíveis à venda, uma vez que a proposta da exposição é fomentar o mercado de venda de obras de arte e aproximar o artista de seu público consumidor. O interessado deve procurar o Núcleo de Artes Visuais da Funcarte (Rua Câmara Cascudo, 434 – Ribeira), ou ligar diretamente para o setor, telefone 3232-4599. A programação completa do Dia do Artista Plástico será divulgada no decorrer da semana.
O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu (SP). Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.


Foto: Obra de José Ferraz de Alencar Junior - Caipira picando fumo, óleo sobre tela, de 202 x 141 cm, foi pintado em 1893 e, desde 1911, pertence ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A obra mostra o homem ligado à terra, sentado na madeira tosca, com os pés descalços e a calça manchada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário