Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

RENOMADO PROFESSOR PORTUGUÊS ABRIRÁ OS DEBATES DO I EELP


O ensaísta e professor português Carlos Reis será o primeiro conferencista do Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal. O tema de abertura será “Literatura Lusófona: elo entre continentes e cultura” e terá como moderador o professor da UFRN Márcio de Lima Dantas e os debatedores serão os escritores Luís Cardoso Takas (Timor Leste) e os potiguares Diógenes da Cunha Lima e Ana Maria Cascudo.
Nascido em 1950, em Lisboa, Carlos Reis é professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Prestigiado, tem sido professor convidado em muitas outras Universidades de vários países, tais como Espanha, Alemanha, Brasil e Estados Unidos. Doutorado em Literatura Portuguesa dos séculos 19 e 20 e em Teoria da Narrativa, publicou nesta área vários livros de prestígio internacional e assinou dezenas de artigos em revistas universitárias. É coordenador da Edição Crítica da Obra do escritor Eça de Queirós, da História Crítica de Literatura Portuguesa e da Área de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Aberta. Já exerceu o cargo de Diretor da Biblioteca Nacional de Portugal.
O EELP será aberto nesta quarta-feira (28), no Teatro Alberto Maranhão. A solenidade de abertura está marcada para às 15h e a conferência será logo em seguida. A atração musical deste primeiro dia será com a Orquestra de Violoncelos da UFRN, que apresentará o seguinte programa:
· Johann Sebastian Bach – Aria
· Richard Wagner - Feierliches Stück nach dem Zuge zum Münster da Ópera Lohengrim
Tico da Costa - Ana Bandolim (arranjo Wilames Costa)
Heitor Villa-Lobos - Bachiana Brasileira nr 5, Ária (pema da Ruth Corrêa) e Martelo (poema de Manuel Bandeira)
D. Johnstone - Fantasia sobre um tema Televisivo


1º MESA: Literatura Lusófona: elo entre continentes e culturas
Dia: 28/04
Conferencista: Carlos Reis (Portugal)
Moderador: Márcio de Lima Dantas (UFRN)
Debatedores:
- Luís Cardoso Takas (Timor Leste)
- Diógenes da Cunha Lima (RN)
- Ana Maria Cascudo (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário